O Laboratório Central do Município de João Pessoa, LACEN-JP tem como finalidade principal prestar atendimento à população de João Pessoa e aos Municípios que são pactuados, realizando exames laboratoriais de Patologia Clínica de baixa, média e alta complexidade com qualidade, confiabilidade, rapidez e confidencialidade aos que procuram os seus serviços, sem discriminação de cor, raça, religião e convicções políticas.
A sua matriz é sediada no CAIS de Jaguaribe e os 19 postos de coletas distribuídos nos cincos Distritos Regionais do Município de João Pessoa.
Os principais princípios da gestão adotada pelo Laboratório Central do Município de João Pessoa são priorizar a garantia de atender os pacientes com vistas à sua satisfação, a ética nas relações interpessoais, compromisso com o desenvolvimento da qualidade técnico-científica e a evolução tecnológica no âmbito analítico e operacional, a preservação da saúde do colaborador e a conservação do meio ambiente, o compromisso permanente com o desenvolvimento profissional e a motivação dos colaboradores, uma gestão participativa e o compromisso com a modernização gerencial.
A educação contínua é uma atividade paralela da Instituição, que é coordena por comissão específica que deve atuar quanto à qualidade no âmbito técnico e gerencial, capaz de responder de forma proativa às demandas do LACEN-JP, sensibilizando os profissionais na importância de um atendimento humanizado.
O LACEN-JP contempla três níveis hierárquicos: o político, o estratégico e o operacional.
O nível político contempla a alta administração da Instituição, onde se decide as condições de desenvolver um trabalho com qualidade técnico-científica e a evolução tecnológica no âmbito analítico e operacional. Contempla o seguinte cargo:
- Diretoria Geral
- Coordenação Técnica (Portaria Interna)
- Coordenação Administrativa (Portaria Interna)
O nível estratégico é composto pelos profissionais que operacionalização as decisões da alta administração, bem como tomadas de decisões que irão impactar o funcionamento operacional. Contempla o seguinte cargo:
- Coordenação Recepção e CPD (Portaria Interna)
- Coordenação da Coleta e Triagem (Portaria Interna)
- Coordenação Operacional (Portaria Interna)
No nível operacional são executadas as decisões emanadas dos cargos do nível estratégico e onde estão situados os responsáveis pela operacionalização das ações voltadas para prestação do serviço e garantia da qualidade na execução das atividades operacionais. Contempla aos seguintes cargos:
- Bioquímicos
- Biomédicos
- Enfermeira
- Técnicos de Laboratório
- Técnicos de Enfermagem